Páginas

quarta-feira, outubro 27, 2010

Natureza Condenada. Oportunidades Perdidas


Tudo isso  já na chega

A descoberta de Baixio foi uma delícia. No feriado de 12 de Outubro, peguei a BA-099 - Linha Verde  e fui seguindo com minha moto, para testar o brinquedo. Eu e Denilza, minha companheira de muitos destinos, entramos para conhecer e ficamos logo encantados. Largamos as coisas na pousada e partimos para explorar. Fomos em direção a Barra, encontro do Rio Inhambupe com o mar, por dentro de uma fazenda vizinha ao Manguezal. Já na trilha, de pouco mais de 1 quilometro, identificamos que o lugar era mesmo especial. Na Barra, uma mistura de Mangue, Rio e Mar a natureza selvagem enchia nossos olhos. Com duas câmeras, Pentax W90 e Canon Vixia HV30, comecei a capturar as primeiras imagens. Depois de um delicioso banho seguimos em direção à Vila, já pela praia. No meio do caminho a primeira decepção, um carro estacionado em plena areia para que o dono pudesse escutar o som alto.

Tão lindo namorar na praia. Filhos da....

 Os "pombinhos" eram de Alagoinhas,  como denunciava a placa do carro. Inicio de noite fomos comer alguma coisa e no único lugar aberto o alerta, da simpática Dona Santinha; faltava água, problema comum na localidade que deveria ter "água para todos". No domingo, logo cedo, os moradores indicaram que o melhor caminho até a Barra era pelo mangue, achei estranho, mas logo entendi. Uma espécie de rua foi aberta para que pedestres, carros e motos pudessem chegar mais facilmente ao local. E não deu outra, na chegada veículos de todos os tipos estacionados por todo canto

Oha só onde é o estacionamento
Foi difícil encarar aquele cenário num lugar tão bonito. foi aí que decidi gravar um vídeo-reportagem para denunciar a situação. O resultado deste trabalho essa no final desta publicação. Pena que nenhum “veículo”  de comunicação se interessou  pelo material. Mas não é difícil entender. Tanto descaso com um lugar tão lindo só acontece por omissão e principalmente, incompetência do poder público. Um paraíso como esse, em  pleno século 21, ainda não sabe explorar, em benefício dos nativos, toda a potencialidade turística, leia-se geração de emprego, renda e oportunidades, que tem a oferecer. Basta dizer que as pousadas não aceitam Cartão de Crédito ou Débito. Mas pra que qualificar essa gente? Eles teriam renda própria e não ficariam mais dependentes do Bolsa Família, muitos votos seriam perdidos. Mesmo assim vale apena conhecer Baixio, além do Rio, Mar e Mangue, tem a bela Lagoa Azul e o sabor único do Bar Das Folhas.  Assista ao vídeo e confira.

Nenhum comentário: